quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Artigo "Um salve aos Espíritas Progressistas e vida longa aos Coletivos Espíritas Progressistas" - Por Alexandre Júnior

 


Por Alexandre Júnior - Pedagogo, Pós-graduado em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica. Escritor. Pesquisador de Gênero, Sexualidades e Espiritualidades.  Coordenador do Ágora Espírita.

Pensando o momento sociopolítico que vivemos, e a aproximação evidente do movimento espírita brasileiro com o conservadorismo extremo, este mesmo conservadorismo que dá vida e voz ao Governo Federal que com suas políticas neoliberais vem demarcando suas práticas com Aporofobia e Necropolítica. Assusta-nos demasiadamente, quando vemos protagonistas deste movimento espírita conservador defenderem publicamente o atual presidente e as ações neoliberais e capitalistas que são as suas marcas registradas.

Não encontramos a possibilidade de coadunarmos: Capitalismo, Necropolítica, Aporofobia, Racismo, LGBTQIAP+fobia, Sexismo, Femínicídio, Misoginia, Xenofobia, Desmatamento Florestal, Invasão de Terras Indígenas, Política Armamentista, com amor ao próximo, em que pese, alguns conceitos enviesados sejam utilizados para produzir a já tão conhecida do referido movimento, Pedagogia do Medo e da Culpa, antes alimentada apenas pela obsessão, pelos obsessores e pelo famigerado umbral, hoje amplia-se esta relação causal dos pavores acrescentando o maldito progressismo e o não menos satânico “Comunismo.”

Segundo algumas pessoas o objetivo maior deste Movimento Progressista é conduzir àqueles que forem tocados por seus seguidores obsidiados e com as suas atuais encarnações em derrocada ao umbral, além é claro, de trazer perturbação ao movimento hegemônico onde reina a absoluta paz divina.

Diz o poeta que: “Paz sem voz, não é paz é medo.”

Portanto, precisamos compreender o preço desta suposta paz, que consiste em invisibilizar vidas, pessoas, intimidades, silenciar os que pensam diferente sob pena de cancelamentos.  Se o Espiritismo não for capaz de dialogar com as minorias sociais e oferecer-lhes acolhimento, afeto, amor, compreensão, amparo, e oportunidade de engajamento significa dizer que colocamos a doutrina acima das pessoas, e assim sendo, precisamos repensar de que valem os espaços espíritas.

Acusam-nos de enquanto Espíritas Progressistas: democratizarmos o conhecimento espiritista, de discutirmos as minorias sociais com elas e não para elas, de darmos voz aos excluídos, resgatarmos os autores clássicos do Espiritismo, de dialogarmos com as ciências humanas para podermos criar justiça na nossa escrita e na nossa fala, oferecendo aos protagonistas silenciados a oportunidade de eles próprios falarem e escreverem as suas Histórias, as suas vivências, dores e conquistas, tirando-os de debaixo do tapete como tem sido feito desde o século XIX. Chamam a isso de “comunismo”!

Sendo assim, precisamos manter acesa está chama que arde no Brasil chamada Movimento Espírita Progressista que foi trabalhada por mentes libertas de dogmas e livres pensadoras e pensadores, que deram a oportunidade aos coletivos Espíritas de encontrarem algum respaldo para a construção de suas práticas, e respeito aos seus legados.

Um salve a Allan Kardec, Léon Denis, José Herculano Pires, Deolindo Amorim, Humberto Mariotti, Manuel Porteiro, Wilson Garcia, Dora Incontri, Sérgio Aleixo, Célia Arribas, Sinuê Miguel e Ana Cláudia Laurindo.

Vida longa a CEPA – Associação Espírita Internacional; CPDoc - Centro de Pesquisa e Documentação Espírita; o Ágora Espírita; Coletivo Girassóis - Espíritas Pelo Bem Comum; Instituto de Filosofia Espírita Herculano Pires - IFEHP; ABREPAZ – Associação Brasileira Espírita de Direitos Humanos e Cultura de Paz; CEJUS – Coletivo de Estudos Espiritismo e Justiça Social; Coletivo Espírita pela Transformação Social; Coletivo Espírita Maria Felipa e Espíritas à Esquerda.

Partindo da premissa de que não se precisa de chancela de nenhuma personalidade ou ente federativo para praticarmos, pensarmos e\ou dialogarmos com o Espiritismo, as mentes Progressistas e livres pensadoras promovem a possibilidade de uma alternativa ao que até o presente se encontra exposto como única corrente pensadora espírita, de forma hegemônica e reprodutora de conteúdo.

Dialogar com as ciências humanas com honestidade intelectual é robustecer a doutrina espírita, equipando-a de recursos capazes de munir seus adeptos a se relacionarem com as questões sociais de seu tempo e não serem apenas contempladores do plano-Terra à espera de viverem uma vida de ócio nas colônias espirituais que não foram pensadas para as minorias sociais e para os menos abastados.

Tomando como referência a frase popular: “Tal vida, tal morte,” se as referidas colônias forem o retrato daquilo que nos diz o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, senso 2010. Sendo as colônias espirituais aquilo que é o movimento espírita hegemônico, ou seja, branco, hétero e classe média, podemos concluir que não há espaço para as outras categorias e há lutas de classe até para se ter acesso aos “céus Espíritas”, isso não podemos negar.

O que nos leva a crer que a democratização da espiritualidade tem levado incomodo a uma parcela dos espíritas hegemônicos, que seguindo a frase já citada: “Tal vida, tal morte,” desejam levar os seus privilégios para o mundo espiritual, como na Terra não visam compartilhar aeroporto com determinadas classes sociais, no “céu” não visam partilhar “aeróbus e colônia espiritual”.

O Movimento Espírita Progressista se fortaleceu e parece mesmo que continuará sua trajetória de luta para a produção de conhecimentos e saberes que se deem na troca e na partilha, produzidos por livres pensadoras e pensadores, nunca por força da imposição dogmática, da opressão oficial, do cancelamento ou da negação ao diálogo com diferentes.

Sigamos firmes cientes de que não há, principalmente nos dias atuais, uma única vertente, ou um único caminho a ser seguido, bom, que possamos dizer que não se trata de estarmos ou não com a razão, mas, de termos o direito de professarmos os nossos pensamentos com todas, todos e todes àquelas pessoas que desejarem, o que faz o Movimento Espírita Progressista plural e diverso, aumentando ainda mais as suas formas e áreas de atuação.

Por isso: Um Salve aos Espíritas Progressistas e vida longa aos coletivos Espíritas Progressistas.

 

Referência Bibliográfica

Música Paz sem voz é medo. Compositores: Alexandre Monte De Menezes / Lauro Jose De Farias / Marcelo De Campos Lobato / Marcelo Falcão Custodio / Marcelo Fontes Do Nascimento Vi Santana


26 comentários:

  1. Salve amigo!!! Sempre palavras sensatas!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns amigo�������� Gratidão pela partilha de reflexões tão importantes.

    ResponderExcluir
  3. O livre pensar, como a liberdade de consciência, é alicerce da Doutrina Espírita. Dito isso, necessário que haja espaços para o debate de ideias que possa ser fraterno ao passo que seja crítico. Eis um desafio a todes! Obrigada pela partilha, refletindo aqui sobre suas palavras fortes e inquietadoras.

    ResponderExcluir
  4. Salve a todos nós, que estamos nessa luta de resgatar, nesse momento tão grave, o espírito progressista da proposta de Kardec e dos espíritos.
    Vamos em frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve meu amigo, que tenhamos força para nos mantermos na atividade!!!!

      Excluir
  5. Sempre muito preciso nas reflexões Alexandre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, se ver este comentário e puder, se identifica pra nós!!!

      Excluir
  6. Parabéns, pelo texto! "A desigualdade das condições sociais" não "é uma lei natural". "É obra do homem e não de Deus" diz questão 806 do LE.
    Em lugar nenhum, a meu ver, foi dito ou escrito que as minorias (que na verdade são maiorias) fossem deixadas à própria sorte porque isso seria sua expiação. Muito pelo contrário, na questão 804, os Espíritos dizem que "os mais adiantados" podem "ajudar os mais atrasados a progredir". Esse movimento hegemônico tem que estudar mais Kardec e tantos outros e outras que têm nos ajudado nestas reflexões.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns meu amigo!! excelente texto, tmj!!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo excelente texto.
    Coletivo Espirita Maria Felipa presente na luta diária.
    Sem justiça social não há salvação.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Alexandre!
    Texto preciso e corajoso. Aliás, o momento atual exige coragem; sem essa virtude toda boa ação padece, anêmica, ante o discurso conservador dos "santos do pau oco".
    Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Nosso movimento é infestado pelas ideias religiosas que mais separam que nos unem. Nos tornamos medrosos, cheios de culpas,cheios de verdades e censores da vida alheia. Libertar-se disso é uma
    grande vitória e o caminho é longo. Viva aos Coletivos espíritas progressistas!!

    ResponderExcluir
  12. Reflexão madura e coerente com a realidade, das casas e do movimento espírita tradicional. Mostrando a força e a importância do posicionamento de independência. Parabéns!

    ResponderExcluir