sábado, 29 de outubro de 2022

Pesquisa do CEBRAP mostra que quase dois terços dos espíritas votarão em Lula

 



Na pesquisa apresentada pelo CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (https://cebrap.org.br/), em outubro/22, que criou um agregador de pesquisas por religião; constata-se que a vantagem de Lula é maior entre os espíritas - 67% das intenções de votos, o que pode nos levar a conclusão que os espíritas, em sua maioria, compreendem que o espiritismo é progressivo e progressista como apontou Allan Kardec nas obras espíritas.

Nós, do Fórum de Mulheres Espíritas do IFEHP, compreendemos que o espiritismo não é uma religião no sentido do termo que conhecemos – dogmática, ritualística, com culto às imagens, representações e hierarquias sacerdotais. O espiritismo é uma religião no campo da moralidade cristã. O Deus espírita não é antropomórfico.

Ainda que nos deparemos com espíritas do campo institucional defendendo propostas e atitudes indefensáveis do atual governo, publicamente conhecidas, e que não se alinham, em nenhuma letra sequer, com as proposituras e princípios do Espiritismo; a grande maioria dos espíritas, como aponta o resultado da pesquisa CEBRAP, está alinhada com a justiça social, a liberdade, a solidariedade e a dignidade humana.

O espiritismo não se alinha com a necropolítica, com a adoração contemplativa de Deus. A partir do conhecimento do bem e do mal, devemos não apenas não fazer o mal, mas, fazer o bem.

O espiritismo não se alinha com a degradação do meio ambiente; por outro lado, alinha-se com a conservação dos bens da terra.

O espiritismo não se alinha com a desigualdade e a injustiça social, pois as desigualdades não são obras de Deus, mas, do homem.

O primeiro direito do homem é viver.

Todos os homens são iguais perante Deus.

O progresso humano só ocorre em sociedade, nas relações sociais.

Nenhum ser humano é propriedade de outro.

Na impossibilidade produtiva, o forte deve trabalhar para o fraco. A família e a sociedade devem acolher os sem condição para o trabalho.

Numa sociedade organizada segundo a lei do Cristo, ninguém deve morrer de fome.

O Espiritismo é progressista e, portanto, humanista em sua proposta de fazer o Reino de Deus chegar a toda a humanidade, mas não o Reino de César, da matéria; e sim o Reino de Deus, no coração das pessoas. E a pesquisa só vem corroborar isto.

Dito isto, entendemos que é fundamental o estudo das obras kardecianas pelos espíritas, no Brasil; e, a partir delas, estabelecer diálogos com as demais áreas do conhecimento.

É urgente darmos voz a esse espiritismo progressista que vibra em nossos corações. Não nos calemos mais. Kardec nos incita a divulgá-lo com toda a nossa resiliência e coragem.

Esse novo tempo chegou. Kardec ensinou que a missão do espírito encarnado é instruir os homens, auxiliar em seu progresso, melhorar as instituições por meios diretos e materiais.

Não há mais lugar para um espiritismo que não seja convergente com a justiça social.

Fórum de Mulheres Espíritas do IFEHP

Um comentário:

  1. Parece que depois de uma tempestade, estamos vislumbrando um tempo bom !!
    Com esse resultado dessa pesquisa, podemos afirmar sim, que a maioria dos Espíritas estão conscientes do papel do Espiritismo em nossa sociedade.
    Conforme mencionado, e com muita propriedade no artigo, o Espiritismo é progressista e progressivo e se alinha com todas as ações e formas de pensar que valorizam o ser e que respeitam a diversidade, o meio ambiente, o próximo e a vida.
    Não compactuamos com ideologias que trazem a separação, o abuso do homem pelo homem, a exploração do mais fraco, o desrespeito as minorias e todas as formas de agir que vão contra a máxima que diz: "Fazer ao outro, o que queres que seja feito para você"

    Parabéns pelas informações claras e pelas reflexões necessárias !!

    ResponderExcluir