A
EDUCAÇÃO PARA A MORTE EM HERCULANO PIRES
Em “Educação para a Morte”,
cuja primeira edição data do ano de 1978, o filósofo Herculano Pires amplia a
sua reflexão existencialista, já conhecida em sua obra filosófica, demarcando o
ponto crucial, quer seja da existência, quer seja da essência, quer seja da
própria destinação do ser humano: todos somos Espíritos. Quando falamos em essência do ser humano, não
estamos nos utilizando, e nem Herculano o fez, de aspectos da metafísica
essencialista, mas sim, ressaltando a condição existencial da humanidade,
independente de estar na erraticidade ou no mundo material.
Se para Sartre “a existência
precede a essência”, e partir de Herculano Pires compreendemos que “a essência
precede a existência”, em outras palavras, a existência atual é apenas mais uma
dentre o conjunto de experiências acumuladas pelo Espírito, que, ao reencarnar,
não o faz como uma tábula rasa. É precisamente a sua condição existencial como
Espírito, que permite ao ser humano exercitar a sua interexistência quando está
reencarnado, mantendo relações diretas ou indiretas com outros encarnados e com
Espíritos errantes. O conceito de interexistente é apresentado por Herculano
para representar o ser humano no intermúndio que a sua condição espiritual lhe
garante.
O interexistente não
é apenas intuição, nem apenas hipótese, ou formulação teórica. Pelo contrário,
o interexistente é uma realidade histórica, antropológica, que podemos
encontrar em todos os tempos e lugares. Foram interexistente os videntes e
profetas de todas as épocas, os xamãs e pagés das tribos, os oráculos, as
pitonisas, os taumaturgos de todas as religiões. São interexistentes os médiuns
e os paranormais de hoje, os gênios de todas épocas, os fundadores e
propagadores de religiões. A História da Filosofia oferece-nos as figuras de
Sócrates, Platão, Plotino, Descartes e Bergson como interexistentes. Na
História da Psicologia temos o caso recente de Karl Jung. (...) O conceito
espírita de interexistente se comprova na realidade histórica e na realidade
cotidiana das nossas próprias existências, quando não em nós mesmos.” (PIRES, 1993, p. 73-74)
O corpo não é uma instância ontológica na Filosofia Espírita, mas sim uma instância existencial, passageira e corriqueira, já que nascemos e morremos há milhares de anos. Desde Plotino a problemática do corpo que é capaz de ludibriar a alma, está posta novamente na obra de Herculano Pires, ao investigar, em “Educação para a Morte”, o papel das ideias ilusórias, materialistas e religiosas, para a determinação de todo um temor da morte causado pela incompreensão de que ela não é senão um momento fugidio para o Espírito.
A morte, nada mais é do que
o término de uma experiência material e o retorno à vida livre do Espírito; o
conhecimento do Espiritismo poderia, segundo vemos em “O Livro dos Espíritos”,
ter um importante papel para auxiliar o ser humano em seu momento derradeiro da
existência material, contudo, o materialismo crescente, os apegos, os
sentimentos anti-fraternos, os rancores, os ódios, os discursos separatistas,
etc., todos eles colaboram para que vida e morte sejam pouco compreendidas em
suas funções e em sua dialética. Sim, o Espírito vive em um constante devir
entre nascer e morrer na matéria densa e figurativamente também renasce e morre
no mundo espiritual; essa é a dialética do progresso espiritual a que somos
chamados a vivenciar.
Mas a educação para a morte,
em Herculano Pires, não passa apenas pela compreensão da vida e da morte em si
mesmas; Herculano inaugura em suas obras o que podemos chamar de tanatologia
filosófica, a partir da qual não apenas os fenômenos que ocorrem na morte são
importantes, mas também, e principalmente, a forma como conduzimos a nossa vida.
Esse é a metodologia que vemos em “O Céu e o Inferno”, de Kardec, em que todos
os processos de morte são analisados a partir da vida encarnada dos Espíritos
entrevistados; durante a morte e depois dela, cada fenômeno que repercute no
perispírito, na condição moral do Espírito e na percepção de si mesmo e do meio
que o rodeia, estão intimamente ligados ao tipo de vida que levaram na última
encarnação. Dessa forma, Herculano insere a sua obra nas Filosofias
Existencialistas, mas acrescenta-lhes o aspecto espiritual e a reflexão para
além da angústia, da náusea, da repetição e da escolha sartreana. Aliás, o que
seria a própria reencarnação senão um processo de repetição-criação (para
usarmos um termo do filósofo argentino Alejandro Cerletti - 2009), em que o
Espírito repete o processo de reencarnar para criar as possibilidades de
desenvolvimento de seus potenciais? Como analogia, podemos comparar também com
a concepção aristotélica do ato e da potência, é na existência material que o
Espírito atualiza as suas potências espirituais, transformando-as em conquistas
suas.
Herculano nos diz, em “Educação
para a Morte”, que Kardec foi o primeiro que cuidou da “Psicologia da Morte e
da Educação para a Morte”, realizando uma pesquisa psicológica exemplar sobre
os fenômenos que compõem a morte, nem tratando a morte como questão meramente
material, e nem tratando-a no âmbito da tradição judaico-cristã que impunha à
morte perspectivas de culpa, de medo, de ameaça e de condenação eterna. Dentre
outras metodologias desenvolvidas por Allan Kardec, foi exatamente essa postura
frente à doutrina nascente, que fez com que ele evitasse que o Espiritismo
continuasse a tradição do Espiritualismo Utópico e metafísico, e avançasse para
um Espiritualismo Científico e ontológico, como bem aponta Herculano.
Educar para a morte não é
uma disciplina, ou um curso específico, é antes uma reflexão sobre a própria
existência humana lançada na vida material, vida breve, que intercalará com a
morte o processo do devir do Espírito; a educação para a morte, no sentido como
propôs Herculano Pires, ressignifica todas as questões da existência
reencarnada: perspectivas de vida, percepção sobre si mesmo e sobre os outros,
intervenção no mundo, relação com sua espiritualidade ou religiosidade,
relações de apego e desapego, e claro, também modifica as pulsões de morte, como
nos diz Herculano (2016):
“Conhecendo o
mecanismo da vida, em que nascimento e morte se revezam incessantemente, os
instintos de morte e seus impulsos criminosos irão se atenuando até
desaparecerem por completo. Os desejos
malsãos de extinção da vida, que originam os suicídios, os assassinatos e as
guerras, tenderão a se transformar nos instintos da vida. A esperança e a
confiança em Deus, bem como a confiança na vida e nas leis naturais, criarão um
novo clima no planeta, hoje devastado pelo desespero humano. O medo e o
desespero desaparecerão com o esclarecimento racional e científico do mistério
da morte.” (p. 40).
Em
tempos difíceis como os que estamos vivendo atualmente, Herculano continua
sendo uma voz progressista a nos alertar para as pulsões de morte, de
destruição e de anti-humanidade a que estamos expostos e muitas vezes até
reproduzindo; discursos de ódio de alastram com a velocidade do pensamento, a necropolítica
passou a ser praticada de forma aberta, sob o amparo da legalidade e da
aquiescência de parte das populações, a vida parece que esvaziou-se de sentido
como uma terrível sequela da invigilância e da normose do ser humano em meio a
uma nova pandemia. Mas antes do Coronavírus já vivíamos outra pandemia,
silenciosa, colocada à margem dos tabus e do julgamento moralizante: a pandemia
de suicídio. E a epidemia de depressão?! Também esta relegada ao plano do
julgamento e da incompreensão, em uma visão capacitista e de eugenia.
Herculano
vai no sentido oposto da “educação para a morte” nazifascista, que ensinava
para todas as gerações de seu tempo, que a vida humana não possuía valor em si
mesma, a não ser a partir da sua suposta pureza racial; o nazismo concentrou
boa parte das pulsões de morte no século XX, tendo evocado o que havia de pior
no inconsciente coletivo da violência e do ódio, já presentes em diversos
momentos da história sangrenta da Humanidade. Herculano evocou para nós, em “Educação
para a Morte”, a frase de Theodor Adorno: “a educação deve ter como princípio
evitar que Auschwitz se repita”, incluindo o Espírito como o grande catalisador
da construção de valores civilizatórios.
Herculano,
mais do que nunca precisamos de você, nosso querido amigo-filósofo; suas ideias
em prol de uma Filosofia Espírita não contemplativa continuam a reverberar em
nossas mentes e em nossos corações. Neste seu 106º aniversário de nascimento
(25/09/1914), saudamos a sua obra, o seu exemplo de pesquisador e de pensador,
mas também agradecemos pela oportunidade de pensarmos no Espiritismo enquanto
filosofia social, assertiva, capaz não apenas de transformar a nós mesmos, como
também transformar a realidade social. Sua missão filosófica foi a da educação
do Espírito, da educação para a morte para que o Espírito saia vencedor da luta
contra a matéria e o materialismo dos sentimentos. Gratidão, querido amigo e
mentor!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ADORNO, Theodor. Educação após Auschwitz. Disponível em: https://rizomas.net/arquivos/Adorno-Educacao-apos-Auschwitz.pdf. Acessado em 26/09/2020.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema
filosófico. Tradução de Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica
Editora, 2009.
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução de José
Herculano Pires. Catanduva: EDICEL, 2016.
KARDEC, Allan. O Céu e o Inferno. Tradução de José
Herculano Pires. 10ª ed. São Paulo: LAKE, 2002.
PIRES, José Herculano. Introdução à Filosofia Espírita. 2ª ed.
São Paulo: FEESP, 1993.
PIRES, José Herculano. Educação para a Morte. 1ª ed. São
Bernardo do Campo: Correio Fraterno, 2016.
Belíssimo trabalho e homenagem !!! Que possamos compreender o significado de viver, nós preparando para o que vêm depois.
ResponderExcluirGratidão, meu amigo! Toda homenagem ao nosso mestre Herculano é singela. Que possamos nos reconhecer como Espíritos que somos, para que possamos tratar de forma mais natural os fenômenos da existência.
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