quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Manifesto de 13 anos do IFEHP - Por um Brasil mais justo e contra a necropolítica

 



Parece que realmente nos mistérios da vida nada acontece por acaso! No ano em que o IFEHP completa 13 anos, o Brasil passa por um momento decisivo e urgente de mudanças a que todos nós somos chamados a colaborar enquanto espíritos encarnados, porque não podemos pecar por omissão, afinal, o bem que se deixa de fazer também é um mal.

Ao longo desses 13 anos experimentamos diversos cenários, mas um deles sempre esteve conosco: o desafio de se estudar e difundir a Filosofia Espírita em um país que já tem dificuldades em lidar com a Filosofia, e no seio de um movimento espírita institucionalizado, religioso e que não conhece os próprios pensadores espíritas clássicos. Por isso, o IFEHP está afeito desde a sua fundação às contracorrentes, fazendo o seu trabalho à revelia de condições favoráveis, criando as suas próprias condições.

Jamais imaginávamos que, de um grupo de estudos pequeno fundado em 2007 por jovens idealistas, fôssemos chegar ao IFEHP fundado em 2009 e toda a jornada que estava a nos esperar nos caminhos da filosofia. Com o nosso primeiro nome homenageamos o estado do Ceará, um dos pioneiros do Espiritismo no Brasil, e foi assim que nasceu o IFEC – Instituto de Filosofia Espírita do Ceará; posteriormente decidimos homenagear o nosso querido filósofo Herculano Pires, e foi assim que nasceu o nome IFEHP – Instituto de Filosofia Espírita Herculano Pires.

Em nossa fundação e ações posteriores, seguimos os passos de instituições que nos inspiraram e ainda nos inspiram até hoje, como a ABPE – Associação Brasileira de Pedagogia Espírita e a CEPA, atualmente designada como Associação Espírita Internacional, que tem como um dos seus fundadores outro grande pensador espírita que inspira a nossa pesquisa filosófica: Humberto Mariotti.

O IFEHP sempre prezou pela independência institucional, não tendo nunca se filiado a nenhum órgão federativo oficinal, pois entendemos que a liberdade institucional é necessária para o desenvolvimento e o amadurecimento do pensamento, ainda mais em se tratando de uma instituição filosófica, que por sua natureza é livre para se expressar e para produzir conhecimentos e apontar caminhos de pesquisa e de ação. Portanto, o IFEHP é um coletivo essencialmente livre-pensador, e com o espírito do livre pensamento é que conduzimos todas as nossas ações formativas. É por isso também que o IFEHP se posiciona contra a criação de uma instituição que represente os espíritas progressistas, sob pena de cometermos os mesmos erros da institucionalidade que já presenciamos no meio espírita ao longo de mais de um século, e também porque os coletivos progressistas devem manter sua liberdade de ação e de pensamento, atuando em regime de colaboração e não de submissão a quem quer que seja. Ninguém representa os espíritas progressistas a não ser eles mesmos, em sua diversidade e em sua liberdade.

O IFEHP insere-se hoje no movimento espírita progressista como um coletivo alinhado à filosofia social e à pesquisa filosófica, sociológica, histórica, antropológica e educacional, aproveitando ao máximo as suas vertentes de pesquisa e de atuação. Como coletivo maduro e que continua exercitando aprendizados, o IFEHP mantém-se firme em seus propósitos de ação no mundo, sempre com os olhos voltados para a epistemologia espírita kardeciana em diálogo com a tradição filosófica e com a filosofia espírita presente nos pensadores e pesquisadores que estudamos.

Após 13 anos, continuamos mais fortes em nossos objetivos: 1) realizar letramento filosófico no meio espírita, 2) pesquisar e difundir os pensadores espíritas clássicos, sobretudo os progressistas, 3) promover o diálogo da Filosofia Espírita com a tradição filosófica, e 4) produzir materiais formativos como publicações, cursos, seminários, mesas de debates, etc.

Por tudo o que expomos até aqui, localizamos o IFEHP na perspectiva da Filosofia da Ação, conceito cunhado por Herculano pires, no prefácio de um livro de Humberto Mariotti. Na perspectiva da Filosofia da Ação, não podemos nos omitir frente aos contextos sócio-históricos da reencarnação, ou seja, não podemos tratar a reencarnação como mero laboratório de experiências individuais reduzidas à reforma íntima. Somos chamados a transformar o mundo e a nós mesmos tanto quanto pudermos.

É na hora extrema em que nos encontramos que o IFEHP vem a público declarar o voto útil e necessário na candidatura Lula/Alckmin 13 e nas legendas e candidaturas que a apoiam, para decidir a eleição em primeiro turno – conforme apontam as pesquisas de intenção de voto - por entendermos que é a única possibilidade viável, nesse momento, para derrotar o projeto político da extrema-direita do atual governo: uma política de morte, desemprego, fome e descaso com a população, o que jogou 33 milhões de brasileiros no mapa da fome e da insegurança alimentar. É importante também ampliarmos a quantidade de parlamentares progressistas, para que haja uma governabilidade voltada para s justiça social e para o resgate de políticas públicas que beneficiem a população, sobretudo a mais pobre.

A necropolítica foi a tônica da gestão do atual governo durante a pandemia de COVID-19, acarretando em milhares de mortes evitáveis se tivéssemos um combate eficiente de uma gestão responsável e comprometida com a vida. Nunca poderemos nos esquecer disso, pois as ações irresponsáveis do atual governo contra o povo brasileiro durante a pandemia deverão ser lembradas como um genocídio.

Tivemos um membro do IFEHP, um grande amigo, vitimado em 2021 pela COVID-19, em um período em que o Brasil ainda se debatia sobre a questão da vacina, mesmo já tendo vacina disponível ao redor do mundo. Nosso manifesto também vem em memória de Eugênio Rodrigues Lemos, que estará sempre conosco em nossos corações.

Por fim, agradecemos aos nossos queridos amigos e mentores espirituais dedicados à divulgação da Filosofia Espírita: Herculano Pires, Humberto Mariotti, Manuel Porteiro, Amália Soler e Anália Franco; e ao mestre Allan Kardec por aceitar o desafio de viabilizar a encarnação do Espiritismo no mundo.

Sigamos firmes e confiantes em um Brasil com mais amor e mais justiça social para todos, e continuemos com nosso trabalho de divulgação da filosofia espírita, pois há ainda muito a pesquisarmos e há ainda muito a fazermos. Que assim seja!

2 comentários: